sábado, 5 de março de 2016

Equoterapia - Amigos para sempre!!!

Conheço a Equoterapia há muitos anos, não é uma novidade... mas com certeza é uma unaminidade. É uma terapia que realmente dá resultados, claro não é algo do dia pra noite, nada nesse mundo especial é... mas é linda e vale a pena.
Carolina fez duas vezes. Em nenhuma das duas pudemos ficar por muito tempo para colhermos resultados mais concretos, mas a felicidade dela era visível... Ela realmente ficava feliz!
O vínculo criado entre animais e pessoas sempre promove melhoras incríveis, tanto que tem um outro tipo de terapia que futuramente vou escrever sobre ela que é com cães e é fantástica pela transformação através do amor.
No caso do cavalo além do amor existe o desenvolvimento motor também.
O cavalo é dócil e ágil e através da Equoterapia têm sido responsável pela evolução na reabilitação de pessoas com deficiência em geral. Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, a técnica apresenta resultados comprovados em ganhos físicos e motores, através de uma abordagem interdisciplinar. As aulas são organizadas em programas que levam em consideração as necessidades e potencialidades de cada pessoa, visando a reabilitação física e/ou mental e através de técnicas pedagógicas aliadas às terapêuticas gera também integração ou reintegração. Os passos do cavalo produzem diversos estímulos corporais positivos nos pacientes, mas a vinculação afetiva dos pacientes com os animais também auxiliam, e muito, nesse desenvolvimento.
Entre os principais benefícios da equoterapia destacam-se a melhora da coordenação motora, o equilíbrio, o ajuste postural, a concentração, o aumento de força e tônus muscular, a estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva, a estimulação do funcionamento dos órgãos internos, a estimulação da linguagem verbal e corporal o aumento da autoestima, da autoconfiança e do afeto, a socialização e o bem-estar.

Carolzinha em uma de suas primeiras sessões (2000, Florianópolis - Ingleses)


Achei um blog que dá relatos sensacionais sobre o trabalho com a Equoterapia, vale a leitura.
Blog sobre Equoterapia

Existem vários trabalhos com Equoterapia em vários lugares do Brasil, alguns muito caros, outros razoáveis, e em alguns lugares - com sorte - consegue de graça. A segunda vez que Carol fez foi no Rio de Janeiro, em Deodoro. Foi graças à uma grande amiga - Roberta Moz - que me ajudou na época pagando o tratamento. O importante é não desistir.
Carol frequentou a APAE*, nessa época para conseguir que ela tivesse esse tratamento, precisei me mudar para Florianópolis, só nós duas, em uma grande aventura, numa cidade totalmente desconhecida para a gente, mas que se revelou uma das melhores histórias da nossa vida... O negócio é acreditar e ousar!
* APAE de Florianópolis, porque a do Rio de Janeiro em 1996, não atendia Síndrome de West que era a Síndrome principal da Carolina - ela tinha 5 anos na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário