domingo, 27 de março de 2016

Pessoas mais que especiais - Christy Brown

Acabei de assistir o filme "Meu Pé Esquerdo" que conta a vida de Christy Brown é envolvente e nos faz pensar muita coisa... 
Nos faz pensar na força que uma família tem na vida de uma pessoa, seja ela portadora de necessidades ou não.
Nos faz pensar na diferença que faz na nossa vida o amor incondicional. 
E principalmente nos faz pensar em quantas barreiras nós temos que superar para sermos nós mesmos em nossa essência, para que possamos mostrar para o mundo a nossa voz, o nosso "eu" mais verdadeiro.
Christy superou muitas... poderia ter ficado ali na prisão de suas limitações, mas encontrou o caminho para se revelar. Se tornou escritor e pintor e através dessas ferramentas passou o seu recado, mostrou o seu íntimo, viveu o seu propósito, pois o propósito primário de qualquer pessoa é ser você mesmo.

Durante o filme ele revela que um poema o impulsionou fortemente a enfrentar seus desafios e seguir a diante em busca de sua realização:

Ser ou não Ser

Hamlet: Ser ou não ser, essa é a questão: será mais nobre suportar na mente as flechadas da trágica fortuna, ou tomar armas contra um mar de obstáculos e, enfrentando-os, vencer? Morrer — dormir, nada mais; e dizer que pelo sono se findam as dores, como os mil abalos inerentes à carne — é a conclusão que devemos buscar. Morrer — dormir; dormir, talvez sonhar — eis o problema: pois os sonhos que vierem nesse sono de morte, uma vez livres deste invólucro mortal, fazem cismar. Esse é o motivo que prolonga a desdita desta vida. 


William Shakespeare, in "Hamlet"

Eu já havia assistido esse filme quando era adolescente, mas havia enxergado apenas a mensagem mais imediata de que "pessoas portadoras de necessidades especiais podem vencer suas deficiências e surpreender dependendo do estímulo e do amor", agora, muitos anos depois, percebo uma mensagem muito mais profunda... "todos temos nossas limitações e podemos dormir tentando escapar de nossos desejos e aspirações ou podemos usar as armas que temos e vencer os obstáculos que nos rodeiam e que testam nossa real força e valor".
Christy Brown foi muito mais do que um pintor e um escritor, ele foi um vencedor - Combateu o bom combate, terminou a corrida, guardou a fé. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário