quarta-feira, 9 de março de 2016

Cachorrinhos? Sim!!! Mas Terapeutas também!!!

Cães são maravilhosos isso é indiscutível...
Cães são terapêuticos na nossa vida, quem já não ouviu a história de um cãozinho que fez uma pessoa voltar a ser feliz?
Mas cachorros que são terapeutas... que levam amor e recuperação à pessoas que estão em hospitais, em asilos ou em entidades especiais... isso é demais, não é?
Vamos conhecer hoje a Cão Terapeuta, uma ONG que leva esse amor entre nós e os cães muito à sério e que têm mudado a vida de muita gente.

Criado por Alexandre Rossi em 1998, com o objetivo de contribuir para a melhora de pessoas debilitadas ou com necessidades especiais, o Cão Terapeuta foi – até 2013 – um projeto social da Cão Cidadão e levou alegria para muita gente!
Em junho de 2013, o projeto se tornou uma ONG, para melhor atender as necessidades dos assistidos. É, atualmente, uma instituição independente e conta com o apoio de empresas especiais.
"Hoje, realiza visitas semanais, quinzenais, mensais e esporádicas a instituições que cuidam de crianças, adultos e idosos enfermos ou portadores de deficiência física e/ou intelectual, e problemas mentais.
O Instituto conta com 54 cães terapeutas e seus donos voluntários, 10 voluntários sem cães e 24 adestradores, que têm a responsabilidade de cuidar da saúde e do comportamento dos cães terapeutas."
(retirado do site: http://www.caoterapeuta.com/home/o-instituto/o-que-e-e-como-funciona/)

Eu entrevistei a Tatiane Ichitani que é Coordenadora da Cão Terapeuta e ela gentilmente me respondeu algumas perguntas para que a gente possa entender um pouco mais desse trabalho lindo!

Blog Família Especial)   Assisti ao vídeo sobre o trabalho de vocês e me apaixonei de cara, é lindo!!! Queria que você falasse um pouco como é o trabalho do Cão Terapeuta  mais especificamente com pessoas com necessidades especiais:
Tatiane: Nosso objetivo é fazer com que essas pessoas sintam-se acolhidas e vivenciem momentos de afeto com os animais. Assim, conseguimos promover um pouco de qualidade de vida a elas.

Blog Família Especial) Como ocorre a escolha das entidades que vocês atendem?
Tatiane: Nós temos muita demanda! As instituições entram em contato conosco solicitando os atendimentos. Então, de acordo com nossa disponibilidade, realizamos visita técnica para avaliar todos os pontos e verificar se o atendimento é possível. 

Blog Família Especial)   Teve algum paciente que você presenciou a melhora e pode nos contar?
Tatiane: A melhora é relativa. Em alguns casos, temos retorno imediato, por exemplo: a pessoa estava isolada, não queria sair do quarto, mas quando o cão chega, ele motiva a pessoa a sair e se sociabilizar.

Blog Família Especial) Eu acho o trabalho de vocês tão incrível e maravilhoso que fico imaginando o quanto seria importante que ele fosse realizado em vários outros lugares... Vocês orientam outras organizações nesse sentido?
Tatiane: Acho que as organizações estão tomando consciência do trabalho e dos benefícios por causa da maior divulgação que existe hoje.

Blog Família Especial)  Por que você acha que esse trabalho dá retornos tão satisfatórios na melhora do quadro dos pacientes?
Tatiane: Acredito que o principal motivo é a afetividade, o contato.

Blog Família Especial) Vi a galeria de cães terapeutas e cada um é mais fofo que o outro, a partir de que idade eles entram para o programa e ficam até quando?
Tatiane: Podem começar com 1 ano e 6 meses. A idade limite máxima é avaliada individualmente.


Blog Família Especial)  O que acha de uma família que tem uma pessoa com necessidade especial ter um cachorrinho em casa, vocês adestram para ajudar que esse cachorro possa ter um relacionamento ainda melhor com ela?
Tatiane: Nós não temos serviço de adestramento. Adquirir um animal de estimação é uma decisão que precisa ser feita com muito cuidado, pois eles trazem benefícios, sim. Porém, trazem despesas e cuidados (adestramento, alimentação, veterinário, passeios diários etc.) e a família precisa dar conta disso. Caso contrário, acaba virando um problema.

Blog Família Especial) Qual é o cão terapeuta mais antigo no projeto e como ele é?
Tatiane: É o Jorge Osvaldo, um golden retriever sensacional, simpático e lindo!


Assistam a esse vídeo maravilhoso e se apaixonem como eu me apaixonei...


Nenhum comentário:

Postar um comentário